Democracia

Sexta-feira, 05 de Agosto de 2005
Comemora-se a Democracia


Comemora-se a democracia no dia 25 de outubro.


Estamos em 2005, século XXI da Era Cristã e a democracia é somente uma palavra. Uma palavra sem significado na prática. Existe um conceito, porque a o termo “Democracia” tem sua origem na denominação grega “Demos” para “Povo”. Neste conceito é afirmado que “todo poder emana do povo, poder soberano sobre o legislativo e o executivo”.

Para que a soberania do povo seja exercida elege-se representantes; muitos são os candidatos que prometem exercer poder em nome do povo, que lhes confere poder para isso, através do voto.
     
Na minha humilde opinião é redundante repetir que a democracia não funciona no Brasil. A minoria eleita engana para ter poder, mente sobre suas intenções, corrompe o sistema, rouba verbas com a maior boa vontade. É exercido um poder, mas não em nome do povo. Usam do poder, auferido pelo povo, para enriquecimento ilícito em benefício individual (estou sendo redundante novamente), e de uma minoria, que, se acrescente, não tem escrúpulo, não tem moral, não tem honra, não tem ética, não tem consciência. E o povo, paralisado na escuridão da ignorância, nada faz, se quer tem consciência de que pode fazer alguma coisa; sofre na miséria sem comover a pequena elite de corruptos, que suga cada lágrima, cada gota de suor e sangue derramado, que drena todo ânimo e qualquer faísca de esperança que possa surgir, utilizando o povo como porcos no chiqueiro, que baixa a cabeça e se recusa a instruir-se, ignorando que engorda para o abate.


Sem noção de que vive numa democracia, o povo alimenta um sistema capitalista, que tem, para existir, como maior inspiração intelectual, um formigueiro. Onde formigas operárias não serão nada além disto; cujo questionamento mais inteligente de que suas mentes saudáveis são capazes é: “Como lucrar mais gastando menos?”.

Para manter o povo carregando blocos de pedras, para a construção de pirâmides, que sustenta esta minoria sem nervos, geram conceitos, teorias e promessas com o único intuito de iludir por mais um tempo.Quando o povo se revolta outro esquema é montado, novas promessas são feitas, novos salvadores são apresentados e as esperanças são renovadas.

Enfim. A mim resta uma esperança. Uma vez que não vamos pegar em armas para uma revolução, esperamos que o povo, depois de muito penar, acorde do torpor da ignorância e desperte para auto-educação, aprimorando seus modos, sua cultura, sua educação, dedicando parte de sua vida em discussões úteis, na busca, com os semelhantes, de soluções que eliminem de vez a miséria e a ignorância.

Precisamos ter fé na humanidade.

- - -



Por Antenor Emerich



Comentários

Postagens mais vistas

A esfinge de Pandora

A baleia encalhada

O papagaio pirata