ALIENAÇÃO + TORPEZA + INDOLÊNCIA = IGNORÂNCIA

publicado originalmente em SATURDAY, APRIL 08, 2006



Palavras rudes, mas que precisam ser pensadas. Os números não são bons: 8% dos brasileiros são completamente analfabetos; 30% são semi-analfabetos; 37% são analfabetos funcionais, ou seja, aprenderam a ler e escrever, mas não leem e não escrevem.
Isto quer dizer que 74% da população brasileira está a margem da notícia, longe da informação, e, o pior, se for ler (os 37% que aprenderam, mas não leem) não vai entender o que está escrito.
Vamos analisar e refletir como princípio da investigação:
Quer dizer que estes dois terços da população consomem apenas cultura de fácil entendimento, por exemplo, músicas de letras fáceis, simples, em que não precise interpretação. Assim elevam ao topo das mais rodadas e pedidas, canções como Boate Azul, Brasília Amarela, Eguinha Pocotó, Cowboy Viado, Martini, Dako é bom (e todas as da Tati Quebra Barraco); dão grande audiência à programas de violência e sexo na TV e são também os responsáveis pela eleição de deputados federais e senadores descomprometidos com a Construção Social. Alienados, torpes e indolentes, apesar do poder que a nação lhes confere, assumem os cargos, mas não tem cultura para exercer a função. Utilizam-se da oportunidade para enriquecerem, como se legislar fosse um emprego, uma necessidade para o sustento da família.

Sou brasileiro e me preocupo com minha nação, e se você está lendo estas linhas, você faz parte de uma elite de 25% da população brasileira que se digna a ler alguma coisa e depois pensar a respeito. Agradeço e fico até lisonjeado, mas é hora de fazer mais por este país, é hora de acordar nossos irmãos, de espalhar cultura e dizer não a tudo o que não tem propósito, nem objetivo.
Mas, por favor, sem agressão ou violência, isto já tem demais.
---

11 anos depois, e tudo está igual no meio social.

Comentários

Postagens mais vistas

A esfinge de Pandora

A baleia encalhada

O papagaio pirata